Como contratar o contabilista certo para o seu negócio
Hoje em dia, contratar um contabilista vai muito para além da necessidade de garantir o cumprimento das obrigações fiscais. O contabilista deve ser também um parceiro estratégico para o gestor. Por isso, nem sempre é fácil escolher o serviço de contabilidade certo.
Antes de contratar um serviço de contabilidade, tenha em conta 5 requisitos essenciais que um contabilista deve garantir para fazer a diferença no seu negócio.
1. Conhecer bem o seu sector de atividade
Existem aspetos genéricos da área da contabilidade que todos os contabilistas devem dominar. No entanto, é importante que escolha um contabilista que tenha uma experiência mais aprofundada e um maior nível de conhecimento técnico no seu sector de atividade em particular. Esta especialização contribui para que o contabilista que escolher seja muito mais do que alguém que trata da sua contabilidade, mas também um profissional que atua com um consultor financeiro para a sua estratégia de negócio.O próprio mercado da contabilidade tem vindo a evoluir nos últimos anos neste aspeto e é cada vez mais comum encontrar profissionais de contabilidade especializados em nichos de negócio.
Perceba se o contabilista conhece bem o seu mercado e quais os conhecimentos específicos que tem para lhe oferecer, já que se dominar as regras da sua área de negócio, mais facilmente lhe vai fornecer as informações que vão fazer a diferença na sua empresa.
2. Estar sempre a par das últimas atualizações
As regras tributárias sofrem alterações constantes. Um contabilista tem de estar sempre a par destas novidades, quer sejam genéricas, quer se apliquem a um sector específico. Entre outras consequências, não estar atualizado pode levar a que pague multas por falhar um prazo, o que tem um impacto negativo no seu negócio.O contabilista que escolher tem de saber o que está a acontecer na legislação e se essas regras têm impacto na sua atividade - com esta informação, pode dar-lhe as informações de que precisa para saber como deve proceder perante novos cenários.
3. Definir responsabilidades e métodos de trabalho
Deve ficar definido desde o início quais as responsabilidades do contabilista. É importante que fique claro para ambas as partes quais os serviços que fazem parte do contrato, quais os serviços que são considerados extras e o custo associado a cada um.Além disso, é preciso definir como serão os métodos de trabalho: na área contabilística existem diversos processos e formas de trabalhar. Perceba como será todo o processo e se a informação está centralizada e mapeada de forma a que aceder a todos os dados estratégicos sobre o seu negócio seja um processo simples e rápido.
4. Tirar o melhor partido da tecnologia
A contabilidade digital já não é um futuro longínquo, mas uma realidade. Por isso, os contabilistas que não se adaptarem às novas exigências tecnológicas, dificilmente podem ajudar os negócios a crescer.Atualmente, a tecnologia permite comunicar de forma mais ágil, monitorizar processos com maior rigor e poupar muito tempo (e diminuir a possibilidade de erros), automatizando tarefas repetitivas.
Perceba se o contabilista que pretende contratar utiliza os recursos tecnológicos para otimizar a gestão da contabilidade e comunicar melhor consigo, e lembre-se de que as ferramentas certas, quando bem utilizadas, trazem maior segurança, transparência e agilidade à gestão contabilística da sua empresa.
5. Estabelecer consigo uma relação de parceria
Muitos gestores ainda têm a ideia de que basta contratar um serviço de contabilidade para não terem de pensar em nada que tenha a ver com a área contabilística. No entanto, para que a contabilidade da sua empresa seja feita de forma realmente eficiente e que traga valor para o seu projeto, deve ser um trabalho de parceria. O contabilista tem a responsabilidade de uma série de tarefas, mas é preciso que o gestor esteja por dentro dos processos e acompanhe o andamento do trabalho. Além disso, o contabilista vai pedir-lhe que tenha em dia documentos e processos, de forma a que ele possa fazer atempadamente o seu trabalho, garantindo o cumprimento dos prazos e das regras. Definam em conjunto quais as responsabilidades de cada um e certifiquem-se de que ambos estão em sintonia relativamente ao trabalho a fazer, prazos a cumprir e estratégia a adotar para o seu negócio.Estabeleçam também quais serão as formas de comunicação e atendimento – a comunicação tem de ser rápida e eficiente, pelo que ferramentas como o Skype, o WhatsApp ou outros softwares de comunicação facilitam a comunicação e tornam o relacionamento mais próximo.
Tenha em conta que esta parceria exige um relacionamento amigável em que a ética e o respeito estão sempre presentes. Por mais conhecimento técnico que um contabilista tenha, se existirem dificuldades de comunicação e no relacionamento entre ambas as partes, dificilmente o serviço de contabilidade lhe vai trazer todos os benefícios que o podem ajudar a desenvolver a sua empresa.
Se é dono de um negócio e está à procura de um contabilista com quem estabelecer uma parceria que faça a diferença na sua empresa, entre em contacto com a Ekonta.